Titulo da Iniciação Cientifica:
Mapeamento de adolescentes Guarani residentes em aldeias de Aracruz/ ES que estão ou poderiam estar cursando o ensino médio da educação formal regular
Area do Conhecimento:
Ciências da Saúde
Nome do Aluno:
MARESSA ZANOL PEREIRA
Nome do Orientador:
MARIA DANIELA CORRÊA DE MACEDO
Resumo da Iniciação Científica:
O presente estudo tem o objetivo de mapear e apresentar os atravessamentos que perpassam a cultura do adolescente Guarani frente à transição da educação escolar indígena para a educação formal regular na cidade. Para isso, esta pesquisa será realizada a partir de três eixos: 1º) quantificar o número de adolescentes Guarani residentes nas aldeias de Boa Esperança e Esperança Nova, 2º) apresentar as principais dificuldades enfrentadas pelos adolescentes Guarani na educação formal regular, e 3º) quantificar o número de adolescentes que não frequentam a escola ou evadiram, e suas respectivas causas/motivos. Para essa pesquisa, será realizado um estudo de cunho quantitativo para estruturar questionários, entrevistas e coleta de dados a partir do mapeamento participativo, um instrumento de pesquisa que conta com o auxílio da comunidade local para ser realizado, juntamente com os dados obtidos através da gestão da escola e do Censo Demográfico da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por fim, esses dados serão descritos e apresentados em tabela, apontando os atravessamentos e impactos que a cultura ocidental e o modelo educacional traz para a cultura Guarani através da educação formal regular na cidade.

Arquivo de Relatório Final do Sub-Projeto de Iniciação Científica